A frente ribeirinha é um dos locais preferidos para os lisboetas irem dar um passeio à beira Tejo mal começam a surgir uns reconfortantes raios de sol. É prática comum ir para junto do rio para caminhar, correr, fazer ginástica… Sozinho, acompanhado ou em grupo, este é um cenário a que se assiste diariamente.
E o que os motiva a escolher este local para as suas atividades ao ar livre? A vista privilegiada e desafogada, a sensação de liberdade, o respirar ar livre… Passear junto ao Tejo é também olhar para a outra margem, é ver o trânsito a fluir na Ponte 25 de Abril, é parar para tomar algo num dos vários cafés e restaurantes que aí se encontram. É criar uma conexão com o rio e ficar revigorado.
O Tejo é uma ótima companhia. Seja para um final de tarde, para um passeio de fim de semana, ou, para os mais madrugadores, para ver nascer o sol, a frente ribeirinha é pontuada por vários locais de interesse. Vamos partilhar consigo alguns que não deve perder.
Cais do Sodré
Entre o Terreiro do Paço e Alcântara encontramos uma das portas do Tejo, o Cais do Sodré. Aqui vai poder mover-se por uma das movimentadas zonas de restaurantes e bares da cidade, com destaque para a Rua Cor de Rosa, assim conhecida pelo tom do pavimento.
MAAT
Localizado na zona de Belém, é impossível ficar indiferente ao MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, pela arquitetura do edifício. A sua fachada é composta por 15 mil azulejos tridimensionais, que captam a incrível luz tão característica de Lisboa e criam reflexos que vão mudando consoante a hora do dia e também conforme as diferentes alturas do ano. O projeto arquitetónico foi pensado para criar uma fusão entre a estrutura e a paisagem, permitindo a quem por lá passa caminhar sobre, debaixo e através dele. Sim, leu bem, pode caminhar por cima do museu, onde vai encontrar um miradouro. Dica de amigo: a parede de azulejos do MAAT é um ótimo sítio para tirar uma fotografia de recordação!
Padrão dos Descobrimentos
Esta escultura junto ao rio comemora a época de ouro dos Descobrimentos portugueses. Afinal, era deste local que partiam as caravelas portuguesas para navegar “por mares nunca dantes navegados”,como escreveu Camões. É uma enorme caravela de pedra, na qual se podem identificar as figuras de alguns dos principais navegadores portugueses, como Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil, Vasco da Gama, que descobriu o caminho marítimo para a Índia, ou Bartolomeu Dias, que dobrou o Cabo das Tormentas, passando a chamar-se da Boa Esperança.
Torre de Belém
A Torre de Belém, Património da Humanidade da UNESCO, é um dos icónicos monumentos de Lisboa e símbolo da cidade. Associada historicamente aos Descobrimentos portugueses, é considerada uma das principais obras do estilo manuelino e foi concebida para ser um bastião da defesa marítima de Lisboa, uma fortaleza que conjuga uma elevada torre, remetendo-nos para as torres de menagem, e um baluarte avançado, onde estavam colocados os canhões. O grande relvado em frente da Torre de Belém convida a sentar. Leve uma manta, um livro, prepare um cesto de piquenique e permita-se desfrutar da tranquilidade ali sentida.
Passeios de barco
Já que está junto ao rio, porque não aventurar-se e fazer um passeio de barco? Há passeios específicos para ver o pôr do sol, uns mais longos que vão até Cascais e que permitem - quando o tempo está bom, ou para os mais corajosos que não tenham medo do frio! - , dar uns mergulhos, outros com música num ambiente mais festivo.
Parque das Nações
Na zona oriental de Lisboa, encontramos o Parque das Nações. Estando aqui, além de poder passear junto ao Rio, tanto para o lado da Ponte Vasco da Gama como para o lado de Marvila, pelo recente Parque Ribeirinho Oriente, aproveite para ir conhecer o Oceanário de Lisboa, com mais de 8000 organismos e 500 espécies. E que tal ver o rio a 30 metros de altura? Pode fazê-lo nas envidraçadas cabines do teleférico, num curto passeio de cerca de 10 minutos mas que será certamente uma experiência diferente.
Quando estiver em Lisboa e quiser fazer um passeio à beira Tejo, não se esqueça que ficar confortavelmente alojado também é importante para recuperar forças do passeio. No bairro do Chiado situam-se os modernos DreamChiado Apartments, que lhe irão proporcionar todas as comodidades.